sexta-feira, 25 de maio de 2012

Tarefa 4


Oi meninos nesse sábado iremos construir tirinhas de Química baseado nas tirinhas  que vimos do Caruso, para isso iremos utilizar algumas dicas de Evelyn Heine 
Um belo dia a professora chega na classe e pede:
— Queridos alunos, quero que vocês façam uma história em quadrinhos sobre um assunto qualquer!
E aí?
Para ajudar, criamos este conjunto de dicas.
É mais fácil do que muita gente imagina. Você vai até se orgulhar do seu talento!
Primeiro, um exemplo prático. Veja:
1. Primeiro quadrinho:
Desenho - Professora na frente da lousa
Balão - Oi, classe! Quero que cada um faça uma história em quadrinhos!
2. Segundo quadrinho:
Desenho - Todos os alunos sentados em suas carteiras com cara de assustados.
Balão geral - OH, NÃÃÃO!
3. Terceiro quadrinho:
Desenho - Close de um menino ou menina (você), cara preocupada.
Balão - E agora?
Viu só?
Qualquer situação pode virar uma historinha legal. Elas estão aí por toda parte, acontecendo de verdade. A gente consegue usá-las à vontade, mudando, colocando piadinhas, exagerando, misturando fatos.
Para facilitar, primeiro faça um ROTEIRO, assim como o exemplo acima, colocando no papel como será a história toda.
Depois, faça as contas!
Isso mesmo. Veja quantos quadrinhos sua história inteira vai ter. Aí tente descobrir de quantas páginas ela precisa.
Exemplo: 12 quadrinhos.
Aí eu posso colocar em 2 páginas, 6 quadrinhos em cada uma.
Dividindo uma folha de sulfite ao meio, posso fazer uma CAPA na primeira página, deixar a história na segunda e terceira, colocar meu nome e série na quarta, a última.
Mas isto é só um exemplo. Algumas professoras já dizem se querem uma página ou apenas uma TIRINHA (história bem curta que é só uma tira mesmo, como as dos jornais).
A “cara” da história
Quando você pensa na disposição e no formato dos quadrinhos, calculando as páginas, está fazendo uma coisa que se chamaDIAGRAMAÇÃO.
“Diagramar” é decidir a forma e o tamanho dos quadrinhos, lembrando que um pode ser o dobro dos outros e ocupar uma tira inteira, por exemplo.
Outro pode ser pequeno, somente com um “som” do tipo “TUM”, “CRÁS”, “NHACT”...
Ai! Não sei desenhar!
Se você acha difícil desenhar ou inventar personagens, não se preocupe. Qualquer coisa que existe pode virar um personagem de quadrinhos. Mesmo bem simples. Basta um par de olhos, duas pernas ou qualquer característica dos seres humanos para “animar” algo que não tem vida.
Quer um bom exemplo? Uma esponja-do-mar virou um dos personagens mais famosos do mundo, não é mesmo? O criador do Bob Esponja foi muito criativo!
Então, comece a observar alguns personagens por aí. Nas propagandas, logotipos de empresas, mascotes de times de futebol...
Outra coisa: não precisa ser um desenho. Você pode fazer uma colagem para criar seu personagem. Um triângulo é o corpo, uma bola é a cabeça. Quem sabe até uma bola de futebol ou de basquete... se for um cara fanático por esportes...
Quando você começar, vai perceber que sua imaginação achará boas idéias.
                               Outra dica você pode usar o programa HAGÁQUE  ou usar os sites abaixo:
Mão na massa!
Dica importante: para fazer cada quadrinho, comece pelo texto (balões dos personagens).
Depois faça os desenhos. Sabe por quê? Porque, geralmente, a gente se empolga com o cenário, os personagens, e depois não cabem mais os balões. Fica tudo encolhido e ninguém consegue ler direito.
Outra sugestão:
Se quiser, faça os quadrinhos em papéis já recortados e depois cole-os numa folha preta, deixando espaços iguais entre eles.
Em vez de preta, escolha a cor que preferir, sempre contrastando com a dos quadrinhos para ficar legal.

As letras
Use apenas letrasMAIÚSCULAS.
Capriche bem nas letras para ficarem mais ou menos do mesmo tamanho.
Você pode destacar palavras importantes ou gritos com cores mais fortes, assim como usamos o NEGRITO (N) no computador.
Escreva as letras antes de fazer o balão em torno delas.
Tipos de balões
Onomatopéias
Hein? Isso mesmo: “onomatopéias” são palavras que imitam sons.
Veja algumas delas.
FORA DOS BALÕES:
OU DENTRO DOS BALÕES:
Final da história
O final é muito importante. É o desfecho do seu trabalho. Imagine que todo leitor gosta de uma surpresa no final.
Coloque a palavra “fim” no último quadrinho.
O título
Quando souber como será sua história, invente um título para ela. Lembre-se de deixar espaço no início da primeira página.
Não complique!
Cena complicada demais pra desenhar?
Pense em outra. Sempre há uma solução mais simples...
Frase comprida demais? Tente cortar o que não faz falta.
Finja que está dizendo a mesma coisa, mas com pressa.
Este é um bom truque.
Faça a lápis primeiro.
Assim dá pra mudar algo errado, diminuir o textos, estas coisas.
Dica de Português
Sempre coloque vírgula entre o VOCATIVO e o resto da frase.
Exemplos:
Oi, turma!
Mãe, você deixa eu brincar?
Gente, vamos jogar bola!
Pára com isso, menina!

Vocativo é a pessoa ou pessoas com quem o personagem fala. (Invoca).

3 comentários:

  1. profª, a 8ªA não é pra fazer essa atividade não né?

    ResponderExcluir
  2. Larissa Silva de Lima 8° A .

    - Questões referentes aos textos

    Texto 1 - Transformação química com produção de energia.

    1-O QUE É PRECISO PARA SE NOTAR QUE HOUVE UMA TRANSFORMAÇÃO?

    R= Precisa-se analisar a matéria em 2 momentos diferentes,um em estado inicial e outra em estado final.

    2-QUANDO SE PODE AFIRMAR SE HOUVE UMA TRANSFORMAÇÃO NA MATÉRIA CONSIDERADA?

    R=Quando for observada alguma diferença,ao se comparar as características da matéria no estado inicial,com as características no estado final.

    3-QUAL A DIFERENÇA DE TRANSFORMAÇÃO FÍSICA PARA TRANSFORMAÇÃO QUÍMICA?

    R=Transformação física altera apenas a forma e a aparência da matéria,mas não suas propriedades.Transformação química altera espécies de matéria envolvidas ,ou seja , suas propriedades.

    4-QUAL A MAIS IMPORTANTE TRANSFORMAÇÃO QUÍMICA ?

    R=É a combustão .

    5-O QUE É COMBUSTÃO?

    R=É a queima de substâncias químicas , produzindo novas substâncias e liberando calor.

    Texto 2 -Cientistas descobrem novo estado físico da matéria

    1-QUAL O NOVO ESTADO FÍSICO DA MATÉRIA ?

    R=É o condensado fermiônico.

    2-DO QUE É FORMADO ESSE NOVO ESTADO ?

    R=É formado por pares de átomos em um gás .

    3-QUEM DESCOBRIU ESSE NOVO ESTADO?

    R=Foram os físicos Débora S. Jin , Marcus Greiner e Cindy Regal .

    4-NO QUE ESSES FÍSICOS ACREDITAM?

    R=Que a medida em que se pesquisa o condensado fermiônico poderá ajudar a solucionar os mistérios da super condutividade em alta temperatura.

    5-O QUE É O CONDENSADO DE BOSE-EINSTEIN?

    R=É uma coleção de milhares de átomos.

    Texto 3- Os sete estados da matéria.

    1-QUAL O ESTADO DESCOBERTO?

    R=É o superfluido de polaritons.

    2-O QUE É ESSE ESTADO?

    R=Trata-se de um material sólido preenchido com uma série de partículas de energia conhecidas como POLARITONS .

    3-QUANTOS ESTADOS DA MATÉRIA TINHA-SE CONHECIMENTO?

    R= Apenas 3 .

    4-E QUANTOS SE TEM AGORA ?

    R= Agora 7.

    5-QUAIS SÃO OS 7 ESTADOS DA MATÉRIA.

    R= 1°Sódio; 2°Líquido; 3°gasoso; 4°Plasma; 5°Condensado de Bose; 6°Gás Formiônico e 7°Superfluido de Polatitons.

    Texto 4-Estado físico da matéria:Plasma

    1-O QUE É PLASMA?

    R=É uma coleção de átomos nêutrons, elétrons livres e íons positivos,isto é,átomos que perdem elétrons.

    2-O QUE É NECESSÁRIO PARA FORMAR UM PLASMA?

    R=É necessário fornecer aos átomos energia suficiente para que eles de dissociem , de modo que , normalmente, é necessária uma alta temperatura para formar e manter um plasma.

    3-COM BASE NO QUE OS PLASMAS SÃO CARACTERIZADOS?

    R=Essencialmente por duas grandezas físicas: A sua temperatura (medida em kelvin)e a sua densidade de número,ou seja, o número de partículas carregadas por metro cúbico.

    4-DE QUE SÃO FORMADAS AS ESTRELAS INCLUINDO O SOL ?

    R=São formadas inteiramente de plasma de altíssima temperatura densidade.

    5-QUAIS OS EXEMPLOS DE PLASMAS QUE APARECEM NO DIA-A-DIA?

    R=Está presente em: chamas,lâmpadas fluorecentes,lâmpadas a vapor , televisão com tela de plasma,descarga atmosférica(raios).

    Texto 5- Propriedades específicas da matéria.


    1-COMO SÃO CLASSIFICADAS AS PROPRIEDADES DA MATÉRIA ?

    R=São classificadas em físicas,químicas e organolépticas.

    2-O QUE SÃO PROPRIEDADES FÍSICAS?

    R=São propriedades que caracterizam fisicamente a matéria.

    3-QUAIS AS PROPRIEDADES FÍSICAS MAIS IMPORTANTES?

    R=São: Os pontos de fusão,solidificação,ebulição,liquefação da matéria, a condutividade,o magnetismo,a solubilidade,a dureza,a maleabilidade e a densidade.

    4-O QUE SÃO PONTOS DE FUSÃO E SOLIDIFICAÇÃO?

    R=São as temperaturas nas quais a matéria passa da fase sólida para fase líquida e vice-versa ,sempre em relação a uma determinada pressão atmosférica.

    5-O QUE SÃO PROPRIEDADES organolépticas?

    R=São as propriedades como a cor, o solo, o odor, e o estado de agregação da matéria(sólido,líquido,pó,pastoso).

    ResponderExcluir